Locke e o Estado Absoluto
1)
a) O que são as teorias contratualistas?
R= São teses que representam a busca da legitimidade do poder que os novos pensadores políticos esperam encontrar na representatividade do poder e no consenso.
b) Qual a importância que elas assumem na Idade Moderna?
R= Assume grande importância, pois surge em uma época de novas ideologias que vem desvinculando a relação igreja-estado e partindo da ideia de um governo baseado na sociabilidade.
c) Em que medida as teorias contratualistas representam o interesse de secularização do poder?
R= Na medida em que eles desvencilham o Estado do poder, do divino, justificando racionalmente, e só, o Estado, legitimando assim seu poder.
2) Que tipo de soberania decorre do contrato hobbesiano?
R= Segundo Hobbes a soberania deveria ser absoluta, ilimitada, ou seja, uma vez instituído aquele representante ou Assembleia representante, o Estado não pode ser contestado.
3) Segundo Machperson, quais são as características burguesas do pensamento hobbesiano?
R= O individualismo, a garantia de propriedade (possessividade) e a preservação da paz e segurança.
4) Leia o texto complementar seguinte e responda:
a) A partir dos fragmentos 1 e 2, o que caracteriza o estado de natureza para Hobbes e qual a necessidade do contrato?
R= Para Hobbes o estado de natureza é caracterizado pela guerra entre os homens, pela inimizade por medo e insegurança de um lugar em que tudo é de todos a ao mesmo tempo não se tem nada, um lugar em que para defender e garantir seus direitos, se passa por cima do direito dos outros, um lugar sem dono, sem regras, sem segurança e justamente por isso ele faz necessário que haja um contrato, para regulamentar as ações entre os homens, a fim de que se obtenha maior segurança, respeito e conforto de certa forma, o que se conseguiria através da imposição de um Estado com leis onde somente um governaria a todos os outros.
b) Identifique no fragmento 3 a passagem em que o poder absoluto