cultural
Constatamos também a existência dos poucos utilizados “Temas Transversais”. Esses temas reportam-se não apenas a Educação Física, mas todas as áreas do conhecimento. São eles: Educação Sexual, Desigualdades Sociais, Falta de Trabalho, Qualidade de vida, Senso Ecológico, Deturpação de Valores e Declínio da Espiritualidade.
Inicialmente a autora aborda aspectos relacionados à Educação Ecológica, acreditando que uma relação saudável do ser humano com o meio ambiente é fundamental para sua existência. O ser humano não convive apenas com suas realidades físicas, mas também com suas realidades subjetivas, as quais não se podem ver, nem tocar, mas sentir.
Acertadamente a autora alega que, sem o devido cuidado e respeito para com o nosso meio, estaremos pormenorizando nosso próprio campo de atuação, não possibilitando uma relação saudável entre o homem e a natureza.
Outro elemento de grande importância para a Educação Física é a Educação Sexual. Nossa sexualidade se manifesta desde o nosso nascimento. Atos como sugar o leite da mãe, chupar chupeta e dedos, beijos, abraços, são importantes para o desenvolvimento de uma sexualidade saudável e natural.
No âmbito escolar atravessamos o processode maturação sexual, passamos parte de nossa puberdade em meio esse ambiente. Devido a altas taxas hormonais, iniciamos atividades como a manipulação e depois a masturbação, que podem ser consideradas como uma preparação para um relacionamento sexual entre parceiros no futuro.
Segundo a obra, uma vida saudável contrasta-se com hábitos saudáveis, como: alimentação balanceada, exercícios físicos, lazer, descanso, autoestima, socialização, sexualidade, contato com a natureza, evitar vícios como o alcoolismo e tabagismo.