LIVROS CONTÁBEIS, FISCAIS E DOCUMENTOS COMERCIAIS
ESCOLA DE NEGÓCIOS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NATALY CRISTINE DE CAMARGO
LIVROS CONTÁBEIS, FISCAIS E DOCUMENTOS COMERCIAIS
CURITIBA
2014
LIVROS CONTÁBEIS, FISCAIS E DOCUMENTOS COMERCIAIS
1. Livro registro de entrada:
Destina-se à escrituração de documentos fiscais relativos à entrada de mercadorias no estabelecimento, sejam elas destinadas à comercialização, industrialização, ativo fixo, consumo, e documentos fiscais relativos aos serviços tomados pelo estabelecimento que estejam sujeitos ao ICMS.
O Livro Registro de Entradas é obrigatório para todas as empresas comerciais, com o objetivo de registrar as notas fiscais de entradas, destacando-se os ICMS incidentes pelas compras.
2. Livro registro de saídas:
O Livro Registro de Saídas é obrigatório para todas as empresas comerciais, estabelecido no Regulamento do ICMS, com o objetivo de registrar as notas fiscais de saídas, destacando-se o ICMS incidentes pelas saídas de produtos, a qualquer título, do estabelecimento.
3. Livro de apuração de ICMS e IPI:
O Livro Registro de Apuração do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, destina-se ao lançamento mensal dos totais dos valores contábeis e os dos valores fiscais relativos ao ICMS, das operações de entradas e saídas de mercadorias, bem como das prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação utilizados ou prestados, extraídos dos livros próprios e agrupados segundo o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP).
O Livro Registro de Apuração do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializado, é obrigatório para as indústrias e estabelecimentos equiparados, estabelecido pelo Regulamento do IPI. Seu objetivo é apurar o IPI devido pelo estabelecimento no período.
4. Livro de apuração do lucro real:
O LALUR - Livro de Apuração do Lucro Real, é um livro fiscal, sendo obrigatório somente para as empresas tributadas pelo