Livros contabeis
As empresas bem preparadas buscam conhecer a importância e as vantagens das constantes mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, pois a exigibilidade e o aperfeiçoamento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, precisam estar assegurados dos seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade. Uma boa administração é essencial para o bom andamento dos negócios e proteção do patrimônio. Controlar é, basicamente, acompanhar a execução de atividades, e comparar este desempenho efetivo com o que foi planejado, avaliando os resultados obtidos, visando o aperfeiçoamento do processo. As empresas que contam com a possibilidade de prever, com algum grau de certeza, os acontecimentos futuros, podem se preparar melhor para aproveitar oportunidades de negócios ou minimizar os riscos de uma eventual crise.
2.DESENVOLVIMENTO
Os Livros Contábeis
Segundo os manuais de Contabilidade os livros contábeis são os livros Diários e os livros Razões.
LIVRO RAZÃO
O livro Razão consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza e de forma racional. O Livro Razão é de grande utilidade para contabilidade porque registra o movimento de todas as contas. Na Contabilidade moderna, o livro Razão é escriturado em fichas. Assim, neste livro existe um controle individualizado para cada conta. Em verdade, existe uma folha de razão para cada conta, onde todos os eventos passíveis de registros contábeis são efetuados.
LIVRO-DIÁRIO
Segundo Sérgio de Iudícius o Livro Diário é um livro no qual são registradas todas as operações contabilizáveis de uma entidade, em ordem cronológica e com observância de certas regras.
O livro-diário tradicional pode ser substituído por fichas (contínuas, em forma de sanfona, soltas ou avulsas). Porém, a adoção desse sistema não exclui o empresário de obediência aos requisitos intrínsecos, previstos na lei fiscal e empresarial para o