Livros contábeis
LIVROS CONTÁBEIS
ANDREIA ANGELA
FORTALEZA,CE
INTRODUÇÃO
Livros contábeis são aqueles utilizados pelo setor de Contabilidade. Destinam-se à escrituração contábil dos atos e dos fatos administrativos que ocorrem na empresa. Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na empresa, responsáveis pela sua gestão, são registrados em livros próprios, nos quais fica configurada todas as atividades da empresa. Os livros de escrituração têm várias finalidades. Uns servem para registrar as despesas e receitas, outros para registrar compras e vendas, controlar os estoques, os lucros ou prejuízos.
Segundo o Código Comercial Brasileiro, todos os comerciantes estão obrigados a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração e a manter os livros necessários para esse fim. Deverão, ainda, conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondências e demais papéis pertencentes ao giro de seu comércio, enquanto não prescreverem as ações que lhes possam ser relativas.
DESENVOLVIMENTO
LIVROS CONTÁBEIS
A escrituração contábil deve ser executada com observância das disposições legais, em idioma e moeda corrente nacional, em forma mercantil, com individuação e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e transportes para as margens.
Os principais livros contábeis são:
Diário,
Razão,
Caixa
Livro Contas-Correntes
Existem também os livros exigidos pela legislação fiscal, cujo valor, sob o aspecto contábil, é bastante reduzido, entre eles citamos:
1.- Livro registro de entradas de mercadorias;
2.- Livro registro de saídas de mercadorias;
3.- Livro de apuração do ICMS;
4.- Livro de apuração do IPI;
5.- Livro de apuração do lucro real e outros
LIVRO DIÁRIO
ORIGEM DO LIVRO DIÁRIO: O livro Diário é um livro contábil