Mestre
ELANDER MENDES DA ROSA
DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE:
A POLÍTICA, A TECNOLOGIA E O CONHECIMENTO HUMANO PODEM REVETER A SITUAÇÃO ATUAL?
Rio de Janeiro – RJ
2014
Matriz de atividade individual
Módulo: 1
Atividade: Individual
Título: Degradação do Meio Ambiente: A política, a tecnologia e o conhecimento humano podem reverter a situação atual?
Aluno: Elander Mendes da Rosa
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Turma: 118
Introdução
A teoria Malthusiana alertava que com o crescimento desordenado da população haveria uma falta de alimentos, gerando como consequência, a fome no planeta. Thomas Malthus publicou a sua teoria em 1797, caracterizada pela celebre frase ”A população cresce em progressão geométrica e produção de alimentos cresce em progressão aritmética”. Esta teoria caiu por terra logo após a Revolução Francesa de 1879. Malthus não considerou que a tecnologia de produção de alimentos fosse capaz de aumentar a produtividade e suprir razoavelmente as necessidades humanas.
Na atualidade, o assunto volta a tona por meio do Professor Crhis Rapley, com o moderno conceito de “pegada ecológica”, quando em seu artigo publicado no site da BBC, onde associa o combate aos problemas de degradação ambiental à um necessário enfrentamento à questão da superpopulação.
Se acreditamos que o tamanho da 'pegada' – ecológica – humana é um problema grave, e há muitas provas de que isso é fato, então a visão racional seria que, ao lado de um pacote de medidas para reduzir as pegadas por pessoa, a questão da administração da população também fosse enfrentada, escreve o cientista.(FGV On Line – 2014).
O que se pode observar é que em determinados espaços populacionais existe abundancia na produção e disponibilização de alimentos para as pessoas a um custo, ainda, razoável e em outros, a produção de alimentos é escassa e não atende as necessidades mínimas