Contabilidade
Basicamente, temos o seguinte:
Para movimentar a contabilidade (gerar os lançamentos)
Temos Documentos que podem ser de Origem Interna ou Externa.
Externo são documentos como as Notas Fiscais de fornecedores, Boletos de Cobrança, paraceres, etc.
Documentos internos são os gerados pela empresa e que servem para serem usados para contabilização e registro, como por exemplo as Ordens de Produção de um bem o que permite registra-lo pelo seu custo no Estoque.
Os documentos de análises são os relatórios gerados, incluiem os relatórios obrigatórios como Balancete, Balanço Patrimonial, DRE, DMPL, Fluxo de Caixa e outros que podem ser elaborados para fim gerenciais.
De forma básica é isto, mas reforço a pesquisa também nas NBC.
Memorando Interno, Modelo de Carta Empresarial, Roteiro da carta comercial, Modelo de Carta Oficial,
2.2.1 – A Documentação Contábil compreende todos os documentos, livros, papéis, registros e outras peças, que apóiam ou compõem a escrituração contábil.
2.2.1.1 – Documento contábil, estrito-senso, é aquele que comprova os atos e fatos que originam lançamento (s) na escrituração contábil da Entidade.
2.2.2 – A Documentação Contábil é hábil, quando revestida das características intrínsecas ou extrínsecas essenciais, definidas na legislação, na técnica-contábil ou aceitas pelos "usos e costumes".
2.2.3 – A Documentação Contábil pode ser de origem interna quando gerada na própria Entidade, ou externa quando proveniente de terceiros.
2.2.4 – A Entidade é obrigada a manter em boa ordem a documentação contábil. http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/ Resumo Contabilidade Geral - Presentation Transcript
1. Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofias e Ciências Departamento de Ciência de Informação Curso de Arquivologia