Livro viagens na minha terra
……………Agilulfo: Agilulfo é a personagem principal do livro. Um cavaleiro de armadura branca que logo no primeiro capítulo revela-se fisicamente inexistente. Por dentro de sua couraça há um grande vazio e ainda assim Agilulfo pode ser considerado o mais completo e dedicado paladino da França, dada a sua determinação e força de vontade.
……………Sua aparência, quando dotado da roupa de ferro da qual nunca se separa, é impecável. Sua armadura está sempre em perfeito estado e sua postura é a mais honrada e elegante possível.
……………O cavaleiro inexistente é também um exímio soldado tanto na arte da luta quanto no cumprimento de seus deveres. A razão é talvez a sua maior aliada e faz com que ele execute todas as tarefas com muita destreza e viva em busca da perfeição, sempre censurando e corrigindo os erros alheios e não se permitindo cometê-los.
……………No decorrer do livro podemos perceber que além de aliada a razão é também o que evita que Agilulfo se perca no vazio das coisas inexistentes. Atividades manuais e exercícios de precisão permitem que o cavaleiro mantenha a consciência e não se desligue do mundo que o cerca.
……………Embora esteja em posse de sua razão e de sua consciência Agilulfo tem dificuldade em demonstrar afetividade e se entregar a relacionamentos amorosos. Essa afirmação fica bem clara quando o cavaleiro inexistente se encontra no castelo da insaciável Viúva Priscila. Mesmo considerando a castelã uma bela mulher, Agilulfo não consegue ou não quer se desligar da razão que o acompanha para dar lugar a emoção de uma paixão.
……………A inexistência física também impossibilita qualquer relação íntima, já que na ausência de um corpo pulsante Agilulfo não desfruta de sentimentos como o desejo ou a atração.
……………Talvez pela ausência de interesses amorosos, Agilulfo se dedica integralmente a sua condição de cavaleiro honrado e digno de seu posto, algo que fica bem claro no instante em que a veracidade do