Resumo do livro Viagens na minha terra
O livro é composto por duas partes com narrativas distintas. A primeira, mostra o narrador contando as suas impressões de viagens, intercalando citações literárias, filosóficas e históricas das mais diversas. Dentre as referências literárias, pode-se perceber citações de Willian Shakespeare, Luis de Camões, Miguel de Cervantes, Johann Goethe e Homero. Já entre as citações históricas e filosóficas, temos a presença de Napoleão Bonaparte. Já a segunda parte, que são os acontecimentos no meio dos relatos de viagem, contam o drama amoroso que envolve cinco personagens.
Então o livro começa com o narrador contando sobre a vontade que tinha de partir em uma viagem de Lisboa à Santarém. Chegando a seu destino, o narrador começa a produzir comentários através de observações de uma janela. A partir desse ponto, inicia-se à história de amor entre os personagens Joaninha e Carlos.
No romance, Joaninha era uma moça que morava apenas com sua avó, D. Francisca. Toda semana, elas recebiam a visita de Frei Dinis, que trazia notícias do filho de D. Francisca, Carlos. Ele estava ausente da cidade já tinha alguns anos e fazia parte do grupo de D. Pedro. Frei Dinis e D. Francisca guardavam algum segredo que envolvesse a vida e o passado do personagem Carlos.
Frei Dinis foi um nobre cheio de riquezas, mas resolveu abandonar tudo para assumir e voltar para Santarém dois anos depois, como um frei. O narrador critica essa mudança, pois para ele qualquer um poderia facilmente ser nomeado frei. Quando uma guerra civil atinge Santarém, Carlos, que tinha ido para a Inglaterra depois de uma discussão com Frei Dinis, resolve voltar à cidade. É quando ele reencontra sua prima Joaninha. Eles trocam um beijo apaixonado como se fossem uma casal. Más, Carlos tem uma esposa na Inglaterra, chamada Georgina, e se vê atormentado pela dúvida de contar ou não a verdade de seu romance para sua prima.
Ferido durante a guerra, Carlos fica hospedado próximo à casa de Joaninha. Após