Resumo do Livro Viagem à Terra do Brasil
Viagens às Terras do Brasil
Resumo do Capitulo III e IV do livro Viagens às Terras do Brasil,
Disciplina Formação Social, Histórica e Politica do Brasil
Faculdade Delta – UNIME SALVADOR
Salvador, Bahia, 13 de Março de 2014.
Nos capítulos III e IV, Jean de Léry narra sua viagem à Terra do Brasil, onde o mesmo utiliza elementos para contar o que segundo ele, seria o verdadeiro relato do que ocorreu em mais ou menos um ano de viagem. Esta decisão de relatar tais fatos foi tomada após algumas acusações de fracasso, o mesmo então, atende ao pedido de amigos e assim permite a publicação do seu diário.
Léry descreve a viagem, falando das diversas espécies de peixes, suas características, sabores e serventias. Ele também abre espaço para falar sobre as dificuldades vivenciadas por ele e toda tripulação, os contratempos que tiveram que enfrentar como: Vento, tempestades, calor forte e escassez de água doce, sede que lhe deixou por quase uma hora sem falar e quase perdeu sua respiração.
A viagem começa com mar calmo e ventos favoráveis, lhes lançará a três ou quatro graus abaixo da linha do Equador, o que permite apanhar muitos golfinhos, albacores, dourados, bonitos e outras espécies de peixes viadores, cuja existência julgara ser mito dos marinheiros e que na realidade é verdadeira. Com pouco tempo a bordo, Léry, adquire um vasto conhecimento sobre as espécies que lhes permite falar detalhadamente sobre cada um deles, sendo assim, fácil falar das carnes e sabores que serviram de alimento durante um ano de viagem, apesar de não ter condimentos necessários para o preparo. Contudo, houve momentos de maravilhas, tais como aconteciam frequentemente cardumes de peixes saía do mar e se erguiam voando fora da água batendo-se nos mastros dos navios, facilitando apanha-los nos convés com as mãos.
Em sua experiência em alto mar Léry conta as diversidades dos peixes vistas por