Biossegurança em salões de beleza e centro estéticos e normas da vigilância sanitaria
Segundo Hinrichsen (2004)Biossegurança "Consiste num conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos".
Esses riscos por sua vez, podem ser eliminados ou minimizados através de conduta guiada por normas de Biossegurança, que abrangem uma serie de cuidados, incluindo limpeza do estabelecimento, desinfecção e assepsia de utensílios, uso de equipamentos de proteção individual e coletivo.
A evolução tecnológica proporcionou ao mercado rápidas inovações, sendo que este processo influenciou diretamente na reorganização das formas de atuação dos profissionais de diversas áreas, principalmente na de beleza e estética.
Segundo Costa (2002) destaca que "a Biossegurança pode ser entendida como uma ocupação agregada a qualquer atividade que envolva saúde.
A rotina humana, especialmente na área da beleza, proporciona um contato diário entre seres vivos e microrganismo. Porem somente esse contato não indica necessariamente uma evolução patológica, mas sim um processo natural, quando devidamente equilibrado. Os microrganismos são seres microscópios encontrados no ar, água, nas superfícies, no ambiente e no organismo humano, fazendo parte de diversos grupos taxonômicos, como protozoários, bactérias, fungos e vírus.
O risco biológico também pode ocorrer através do manuseio de matérias perfurocortantes, como alicates,espatulas entre outros. O exercício profissional na área de beleza, quando realizado em um ambiente onde a