Estética
SANDRA MONIQUE KRETLI DOS SANTOS OLIVEIRA
ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
COMO ESTABELECER A BIOSSEGURANÇA EM SALÕES DE BELEZA?
Teixeira de Freitas
2013
SANDRA MONIQUE KRETLI DOS SANTOS OLIVEIRA
ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
COMO ESTABELECER A BIOSSEGURANÇA EM SALÕES DE BELEZA?
Trabalho de Estética e Imagem Pessoal apresentado a Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção de média bimestral na disciplina de atividades interdisciplinares.
Profª. Vânia Terra
Profª. Rodrigo Trigueiro
Profª. Poliana Milreu
Profª. Marcia Bastos
Profº. Melissa Lovison
Profª. Renata Andrade Teixeira
Teixeira de Freitas
2013
INTRODUÇÃO
Atualmente o grande apelo da mídia e da sociedade pelo ideal de beleza faz com que grande parte da população procure pelos serviços de estética, podologia, manicure e pedicuro realizados nos salões de beleza. Por sua vez, estes estabelecimentos às vezes oferecem tais procedimentos sem observarem os protocolos de biossegurança preconizados, não atentando para os riscos à saúde tanto dos clientes quanto dos profissionais inerentes a estas práticas.
A biossegurança é uma ciência que surgiu no século XX, formada pelo conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos relacionados às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços de riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas e do meio ambiente (CALAIS, 2012). O profissional da beleza seja cabeleireiro, manicure, pedicuro ou esteticista, por sua atividade profissional está cotidianamente em contato com pessoas, produto químico, sujeito aos potenciais riscos à sua saúde.
Sendo assim este trabalho visa mostrar a realidade vivida em salões de beleza e o conhecimento dos profissionais quanto à biossegurança.
DESENVOLVIMENTO
O aspecto cultural de se dar importância ao