Relatório fisica
O principal equipamento utilizado para a execução do experimento foi o Colchão de ar Cidepe modelo CID2062-simples com unidade de fluxo e para melhor conhecimento, será descrito tecnicamente a composição do equipamento.
1 – Colchão de ar com base milimetrada.
É uma barra quadrangular oca, com base milimetrada, com furos de aproximadamente um mm de diâmetro e espaçados de 20 mm de distância para a passagem do fluxo de ar para a elevação da partícula (carro).
2 – Carro (partícula móvel)
É uma peça projetada para deslizar sobre o Colchão de ar durante o acionamento do fluxo de ar , o mesmo possui duas pequenas hastes para fixar pesos para estabilização, uma haste para detecção da posição para corte de sinal luminoso e dois batedores metálicos sendo um dianteiro e outro traseiro. O batedor metálico traseiro serve para atracar-se com a bobina eletromagnética para fixação do ponto zero do espaço a ser percorrido.
3 – Bobina de retenção
Esta bobina é fixada em um suporte na parte inicial da base milimetrada, sua função é segurar o carro pelo batedor metálico traseiro através do fluxo magnético. A bobina é energizada a uma tensão de 127 a 220 VCA com um botão de pulso normalmente fechado, ao acionar o botão de pulso o contato normalmente fechado se abre desenergizando a bobina para soltar o carro para o mesmo se deslocar através do fluxo de ar.
4 – Sensores fotoelétricos
Os sensores fotoelétricos são os responsáveis pela detecção dos pontos de passagem da partícula pela sua trajetória. Cada sensor fotoelétrico é composto por uma lâmpada para emissão de luz , um sensor para a detecção da luz e uma saída digital (1 ou 0) para sinalização de ligado ou desligado. O sensor pode alternar o valor da saída digital de 1 para 0 ou 0 para 1 de acordo com detecção de luz ou a não detecção de luz conforme sua configuração, ou seja, ele é acionado a cada vez que a haste fixada ao carro corta o sinal