Trocador de calor
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TÉCNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA AGRICOLA
TROCADORES DE CALOR – APLICAÇÕES NA AGRICULTURA
Trabalho apresentado à disciplina
De Termodinâmica e Transferência de Calor e Massa.
Prof: Samuel Nelson Melegari de Sousa
Acadêmica:
Tania Claudia Pintro
Cascavel/Pr, agosto de 2010
INTRODUÇÃO
Frequentemente, há interesse em transferir energia térmica de um sistema para a vizinhança ou entre partes de um sistema. Isto é feito através de um equipamento, chamado de Trocador de Calor, muito comum de ser encontrado em indústrias. Podemos classificar os trocadores de diversas maneiras: quanto ao modo de troca de calor, quanto ao número de fluidos, tipo de construção, etc. De uma forma mais básica, duas classificações vão nos interessar: aquela que divide os trocadores entre aqueles que utilizam o contato direto e os de contato indireto e outra que os classifica em função das suas características de construção.
O processo de troca de calor entre dois fluidos que estão em diferentes temperaturas e separados por uma parede sólida ocorre em muitas aplicações da engenharia. Os equipamentos usados para implementar esta troca são denominados trocadores de calor, e aplicações específicas podem ser encontradas em aquecimento e condicionamento de ambiente, recuperação de calor, processos químicos, etc. Como aplicações mais comuns destes equipamentos, temos: aquecedores, resfriadores, condensadores, evaporadores, torres de refrigeração, caldeiras, etc. O projeto completo de trocadores de calor pode ser subdividido em três fases principais : análise térmica, projeto mecânico preliminar e projeto de fabricação.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Trocadores de Calor
É um dispositivo usado para realizar o processo de troca térmica entre dois fluidos de diferentes temperaturas. Esse processo é comum em muitos processos de engenharia. Pode-se utiliza-los no aquecimento e resfriamento de ambientes, no