Viagens na Minha Terra (Livro)
1-O autor : Almeida Garrett
2-Tempo Literário: Primeiro momento do Romantismo em Portugal- O Romance Histórico.As invasões napoleônicas; a mudança do regime político: absolutismo / liberalismo. Em época de intenso nacionalismo, essa literatura resgata valores do passado histórico português. Recupera os heróis medievais, oriundos de uma época de grande significação para o país, misturando-os com a ficção romântica cheia de imaginação e sofrimento.
3-Características:
Nacionalismo, historicismo e medievalismo:
Engrandecimento dos valores e dos heróis nacionais, seu passado histórico, em especial o período medieval.
4-Bibliografia
-Camões (1825)
- Dona Branca (1826)
- Adozinda (1828)
- Catão (1828)
- Romanceiro (1843)
- Cancioneiro Geral (1843)
- Frei Luís de Sousa (1844)
- Flores sem Fruto (1844)
- D’o Arco de Santana (1845) -Viagens na Minha Terra (1846 )
- Folhas Caídas (1853)
5- A obra: romance histórico ( ?) / Viagens na minha terra.
Gênero textual: na verdade temos um romance híbrido, composto de relatos autobiográficos, anotações da viagem que o autor realiza, crônica histórica e social, reflexões literárias e filosóficas, além de novela sentimental.
Foco Narrativo: em primeira pessoa, como narrador participante (relata seu ponto de vista, opiniões, suas experiências ao visitar pontos históricos das cidades portuguesas como Igrejas, ruínas, túmulos de personalidades famosas e santos, entre outros).
Estrutura : 49 capítulos
Tempo : cronológico,( 6 dias) com uso de flashback , feito através de digressões. Presente e passado históricos do país.
Enredo : Uma viagem de Lisboa a Santarém ( intensa descrição da paisagem), cenário onde se desenrola uma novela / o trágico amor de