trabalho de redes
a) O que seria mais apropriado para essa aplicação: uma rede de comutação de circuitos ou uma rede de comutação de pacotes ? Por quê ?
b) Suponha que seja usada uma rede de comutação de pacotes e que o único tráfego dessa rede venha de aplicações como a descrita anteriormente. Além disso, admita que a soma das velocidades de dados da aplicação seja menor do que as capacidades de cada um dos enlaces. Será necessário algum tipo de controle de congestionamento? Por quê?
2. Considere a analogia do comboio de carros dado em aula. Admita uma velocidade de propagação de 100 km/h.
a) Suponha que o comboio viaje 200 km, começando em frente a um dos postos de pedágio, passando por um segundo e terminando em um terceiro. Qual é o atraso fim-a-fim?
b) Repita o item a) admitindo que haja sete carros no comboio em vez de dez.
• Carros se “propagam” a 100 km/h
• Pedágios levam 12 s para atender um carro (tempo de transmissão)
3. Considere o envoi de um pacote de F bits por um caminho de Q enlaces. Cada enlace transmite a uma velocidade de R bps. A rede está levemente carregada, portanto não há atrasos de fila. O atraso de propagação é desprezível.
a) Suponha que a rede seja de comutação de pacotes por circuitos virtuais. Designe o tempo de estabelecimento de CVs em ts segundos. Suponha que as camadas de envio agreguem um total de h bits de cabeçalho a cada pacote. Quanto tempo demoraria para enviar o arquivo da origem ao destino?
b) Suponha que a rede seja de datagramas por comutação de pacotes e que o serviço utilizado não orientado para conexão. Agora suponha que cada pacote