Livro de galátas
LIVRO DE GÁLATAS
FAZENDA RIO GRANDE
2012
1. AUTOR:
Paulo, apóstolo de Cristo de nacionalidade judaica, estabeleceu muitas igrejas no novo testamento e escreveu doze epístolas ou cartas, incluindo esta, a qual ele assinou (Gl 1.1;5.2).
2. DATA:
A data precisa da Epístola aos Galátas é incerta, caso tenha sido escrita para as igrejas fundadas por Paulo durante a sua primeira viagem missionária ao Sul da Galácia, então a data pode ser entre 48 d.C. e 50 d.C. Se foi escrita ás igrejas fundadas durante a segunda viagem missionária ao Norte da Galácia, então a data de 55 d.C. a 57 d.C. seria a mais provável.
3.PANO DE FUNDO-CONTEXTO:
A influencia da cultura grega e romana gerava confusão nos recém –convertidos das novas igrejas. Muitos membros de um partido judeu legalista (judaizantes) ensinavam que a salvação dos gentios devia incluir a circuncisão judaica e a adesão a Lei mosaica.
4.PROPÓSITO:
Paulo apresentou uma forte defesa de sua missão apostólica ao enfatizar a justificação pela fé somente e apresentar instruções para a vida cristã.
5. DESTINATÁRIOS:
As igrejas situadas ao redor da região da Galácia são os primeiros destinatários desta Epistóla de Paulo, mas sua mensagem também se ajusta as igrejas de qualquer época.
1. CAPITULO 1 – (versiculo 1 ao 24)
A saudação introdutória de Paulo é uma oração por “graça”, isto é “favor imerecido” e “paz”, uma sensação de bem-estar resultante do relacionamento pessoal com Deus, independente das circunstâncias da vida. Fruto do relacionamento que Paulo tinha com Deus.Paulo quis que seus irmãos cristãos da Galácia experimentassem a presença de DEUS na vida diária deles.Em seguida ele fala sobre a expiação de Cristo que triunfa sobre os poderes de Satanás e liberta o cristão do pecado, que é a morte.Para o cristão a libertação definitiva acontece com a morte física ou com o