Destaques do Livro de Gálatas
Introdução
Livro Bíblico número 48, Gálatas foi escrito pelo apostolo Paulo em corinto ou Antioquia da Síria em 50-52 EC.
Essa carta foi dirigia as congregações da província Romana da galácia: Antioquia da Síria, Icônio, Listra e Derber.
O motivo da escrita dessa carta às congregações foram o surgimento de alguns Judaizantes que estavam persuadindo alguns irmãos nessas congregações a crer que a circuncisão e praticar a Lei mosaica fazia parte do verdadeiro cristianismo, Paulo mais que depressa, inspirado por Deus, lhes esclareceu alguns pontos que até hoje nos beneficiam.
Entre muitos conselhos inspirados a carta revela muitos fatos sobre a vida Paulo e provando que trabalha em harmonia com os apóstolos em Jerusalém.
O fato de essa carta ser mencionado nos escritos de Irineu de Clemente de Alexandria e de Tertuliano e de Orígenes provam que faz parte do cânon bíblico sendo um livro autentico da bíblia.
Essa poderosa carta da ênfase no apreço pela liberdade de conhecimento que os verdadeiros cristãos tem por intermédio de Jesus e não ficar preso a Lei dada a Moisés.
Proveito da Carta
A carta revela que Paulo estava sempre pronto para ajudar os seus irmãos ná fé e que ele se tornou um zeloso apóstolo junto as nações.
Para os que toma a dianteira na congregação cristã Paulo da exemplo que um superintendente deve agir imediatamente para cuidar de problemas na congregação.
Deixa claro que a pessoa colhe aquilo que semeia.
Ainda mostra a responsabilidade dos superintendentes em supervisionar o rebanho, para que se alguém der um passo em falso antes de se aperceber eles tem estar preparado para ajudar.
A carta demonstra de modo explícito que a pessoa é declarada justa mediante a fé que tem e que a circuncisão não é mais necessária pra ganhar a salvação.
Na carta Paulo explica claramente que o pacto da Lei, não anulou o pacto Abraâmico, mas foi um acréscimo a ele.
O mais importante é que a carta identifica Jesus como