imigração japonesa
Elionai Taborda Pereira
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir sobre como se deu o processo de imigração dos japoneses para a cidade de Londrina, localizada no norte do Paraná e quais as consequências para o estado e para os imigrantes.
Abstract: This paper aims to discuss how was the process of Japanese immigration to the city of Londrina, located in the north of Paraná and the consequences for the state and for immigrants.
Palavras-chave: imigração-japoneses-Londrina
Key-words: immigration- Japaneses-Londrina
Introdução
Atualmente no Brasil os imigrantes japoneses representam um número bastante expressivo, e isso já decorre de décadas e décadas de busca por um lugar que atraia pela grande perspectiva de trabalho, sobretudo nas regiões Sudeste e Suldo país.
Em 18 de junho de 1908, chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A maioria destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo. Navio Kasato Maru
Embora o Japão tenha enviado seus primeiros imigrantes ao Brasil em 1908, os primeiros japoneses a pisar em solo brasileiro foram quatro tripulantes do barco Wakamiya Maru que, em 1803, afundou na costa japonesa. Os náufragos foram salvos por um navio de guerra russo que, mesmo não podendo desviar-se de sua rota, levou-os em sua viagem No retorno, a embarcação aportou, para conserto, em Porto de Desterro, atual Florianópolis (SC), no dia 20 de dezembro, permanecendo até 4 de fevereiro de 1804. Ali, os quatro japoneses fizeram registros importantes da vida da população local e da produção agrícola da época. Incidentalmente, outros japoneses estiveram de passagem pelo país, mas a primeira visita oficial para se buscar um acordo diplomático e comercial ocorreu em 1880. No dia 16 de novembro daquele