conhecendo melhor o antigo testamento
Apesar de haver um bom número de ótimas introduções e estudos do Antigo Testamento tratando de assuntos técnicos e de princípios apologéticos, são poucos os guias simples que enfocam o conteúdo, os acontecimentos e suas aplicações pessoais. Vou tentar resumir e comentar os três primeiro livros da Bíblia .
GENESIS:
O primeiro livro da bíblia em hebraico transliterado é bereshith. Por causa de sua primeira frase no “ principio”.
Autoria: Moises é reconhecido como o autor apesar de muitas contestações Até o século dezessete, as comunidades judaicas e cristãs atribuíram universalmente a autoria do Pentateuco a Moisés. Depois que Baruch Spinoza insinuou em 1671 a possibilidade de seu autor ter sido Esdras, muitas teorias apareceram sobre o assunto. Mais Moisés é reconhecido como o homem mais erudito da antigüidade e como aquele que reivindicou escrever sob a direção de Deus (Êxodo 17:14; 34:27; Deuteronômio 31:9, 24; Atos 7:22). Nenhum outro autor da antigüidade foi assim identificado.
Cenário Histórico:
O livro de Genesis foi escrito em 1443 aC.
Extensão : histórica do livro 2369 anos Extensão geográfica: o espaço geográfico do livro e desde do vale da mesopotâmia conhecido berço da raça humana até o vale do Nilo, no Egito o berço da raça hebraica.
Seu objetivo histórico: é proporcionar uma narrativa autêntica da origem nobre do homem ao ser criado por Deus, sua queda ignóbil no pecado, com as devidas conseqüências de corrupção e julgamento, e a introdução do reino de Deus e dos programas