Ambiente economico
Apresentaremos no presente trabalho o Programa de Aceleração de Crescimento, conhecido como PAC, o mesmo foi criado em 28 de Janeiro de 2007 na gestão do presidente Lula, trata-se de um programa do Governo Federal composto por políticas econômicas que visam acelerar o crescimento da economia nacional dentro de um prazo estipulado, dentre os seus principais objetivos estão, os investimentos em transporte de forma melhorar a logística interna e fomentar o desenvolvimento do comercio e da indústria, saneamento básico e energia. Além de investimentos em infraestrutura o PAC engloba também políticas que estimulam o crédito e o financiamento, medidas para controlar o desmatamento, desoneração tributaria, entre outros.
No ato da criação do programa (2007) foram anunciados investimentos por parte do governo na casa dos 67,8 Bilhões de reais até o ano de 2010, outra parte seria bancada pela iniciativa privada e bancos oficiais. Há princípio, as somas desses investimentos chegariam a aproximadamente 503,9 Bilhões de reais.
Para que o Governo tornasse real o projeto, foi necessário que o Congresso Nacional aprovasse aproximadamente cinco leis e onze medidas provisórias, juntamente com os projetos como reforma tributária, marco legal das agências e Lei do Gás.
O Ministério do Planejamento apresentou no inicio de 2012 valores que o Governo gastou por áreas de empreendimentos. No gráfico 1, podemos observar que o gasto maior foi no Programa Minha Casa, Minha Vida, onde foram gastos 75,66% dos 80,2 bilhões de reais no período de 2007 a 2011. Já em Saneamento o gasto foi apenas de 0,04%.
Gráfico 1 - Gastos em obras executadas (2007 a 2011) Fonte: Ministério do Planejamento
Em 2010, ainda na gestão do Lula, foi lançado o PAC 2, o qual incorporou as ações do primeiro PAC, redefinindo prazos e valores. Inúmeras transformações foram realizadas desde o inicio do programa até a data atual.
Energia
Investimento do PAC na