ambiente economico demografico
Possuo algumas experiências relativas ao ambiente econômico demográfico nas empresas que trabalhei e na que trabalho atualmente. Minha experiência inicial ocorreu na empresa UNILEVER, na qual trabalhei do ano de 2000 até o ano de 2009.
Como estratégia de negócio, suas instalações e atividades iriam acontecer em SUAPE no município do Cabo, mas acabou sendo instalada no bairro do Curado, município de Jaboatão dos Guararapes. Após quatro anos, período em que se estruturou, qualificou e capacitou seus funcionários, migrou para SUAPE – polo industrial e demograficamente estratégico de Pernambuco.
É importante destacar que apesar da UNILEVER ter várias marcas líderes no mercado, como por exemplo o sabão em pó OMO, os amaciantes de roupas CONFORT e FOFO, também possui uma marca, o creme dental CLOSE UP que detinha na época apenas 15% da fatia do mercado, pois sua principal concorrente, a COLGATE, detinha 70%. Quando a UNILEVER constatava que estava ganhando mercado em relação ao creme dental CLOSE UP, tinha que rapidamente encarecer o referido produto e continuar mantendo os 15%, pois a COLGATE podia assim diminuir seus preços e aumentar ainda mais o seu percentual no mercado. O objetivo da UNILEVER era permanecer com os 15% e instigar a concorrente a criar estratégias que elevassem seu percentual.
A Comercial GERDAU, empresa na qual trabalho atualmente, tinha suas instalações fixadas no bairro de Afogados e possuía certa dificuldade em receber e expedir suas mercadorias. Portanto, foi transferida para o polo logístico de Pernambuco no bairro da Muribeca, facilitando assim todo o referido processo. A CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, uma de suas parceiras e fornecedoras e ao mesmo tempo concorrente, vende para a GERDAU uma de suas mais importantes matérias primas (bobinas de chapas de aço). A CSN, por sua vez, sabendo que a GERDAU é uma de suas mais forte concorrentes, limita o fornecimento da matéria prima supra