Estudante
Leonardo Da Vinci
Apaixonado por vôos, Leonardo da Vinci deu origem aos primeiros paraquedas. Fez muitos estudos aprofundados sobre o vôo dos pássaros, com bases nos projetos de helicópteros e ornitóporo, sabendo que o homem não teria capacidade e nem força para voar, ele teve a ideia de criar um planador semelhante a uma asa de uma ave movida pela força humana, com funcionamento parecido com que já existia, a asa delta, assim foi dado a origem que existem hoje em dia.
Leonardo escreveu: "Se um homem dispuser de uma peça de pano impermeabilizado, tendo seus poros bem tapados com massa de amido e que tenha dez braças (doze metros) dos lados e de altura, pode atirar-se de qualquer altura, sem danos para si".
De acordo com estudo não existe nenhum fato parecida, ou tentativa dessa façanha na época.
Um dos primeiros saltos registrados na historia é do Britânico Adrian Nichols, utilizou um paraquedas de forma piramidal, baseado nos esboços de Leonardo da Vinci com matérias de fácil acesso na época.
Decolou ancorado a um balão em Mpumalanga, Africa do Sul. A 10.000 pés soltou do balão e o experimento funcionou perfeitamente, porem utilizando de seu próprio paraquedas, sua justificativa por não utilizar o paraquedas de Da Vinci ele alegava ser muito pesado (85 kg)
e que poderia feri-lo caindo em cima dele após o pouso. A cerca de 3000 pés desconectou-se do experimento abrindo o seu paraquedas.
Em 26 de abril de 2008, o suíço Olivier Vietti-Teppa saltou com um paraquedas feito a partir do desenho de Leonardo, com materiais modernos possuindo 12 kg. Pousou perfeitamente no aeroporto militar de Payerne, na Suíça.
Também aprimorou o projeto do anemômetro, de seu contemporâneo Leon Batista (1450).
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
1617 - Fausto Veranzio
Vrancic Faust (1551 – 1617)