16789993456
2219 palavras
9 páginas
TRABALHO DE PORTUGUÊS
ALUNA: LAÍSA AMNADA ARAÚJO PEREIRA
PROFESSORA: JAKEANE
SÉRIE/TURMA: 9 ANO H
Período composto por subordinação... Ao falar Período composto por subordinação... Ao falarmos sobre esse assunto, a primeira noção que necessariamente deve nos ocorrer é a de que se se trata de um período composto é porque há mais de uma oração e, consequentemente, se está relacionado à subordinação é porque existe uma relação de dependência entre as orações que o compõem.
Tal dependência é manifestada pela função sintática que um determinado termo de uma oração exerce sobre a outra. Assim, ao analisarmos o enunciado que segue, teremos condições de compreender na prática o que a afirmativa nos revela. Assim, vejamos:
Quis que as encomendas fossem entregues pessoalmente.
Constata-se que a segunda oração carrega em si um termo sintático referente à outra (que no caso é a primeira), ou seja, o termo em destaque representa o objeto direto do verbo querer, haja vista que “quem quer, quer algo”. Dessa forma, por demarcar essa dependência com a primeira oração, ela é denominada de subordinada.
Tendo em vista a função que exercem, as orações subordinadas se classificam em subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais. Vejamo-las, de modo particular:
Orações subordinadas substantivas
Exercem as funções próprias de um substantivo. Perceba:
Esperamos a sua volta. Temos que “volta”, nesse caso, representa o núcleo do objeto direto referente ao verbo “esperar”. Este pode ser substituído por uma oração com função sintática equivalente, ora manifestada por:
Esperamos que você volte. (a sua volta)
O termo em destaque caracteriza uma oração subordinativa substantiva.
De acordo com a classificação, as substantivas se subdividem em: subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas, podendo também ser conectivas, justapostas ou reduzidas.
As conectivas são aquelas introduzidas pelas conjunções “que” e “se”: