Estudo do livro de galatas
Autoria do Livro:
O apóstolo Paulo é o autor da carta aos Gálatas (1.1). Ele menciona um grupo de colaboradores que teve alguma participação no envio da carta (1.2), mas o estilo e a teologia da mesma demonstram que Paulo foi o autor imediato. A questão da data da carta está ligada ao problema dos seus destinatários. Paulo os chama de "gálatas" (3.1; cf. 1.2), mas a que "gálatas" estava escrevendo? Pode ter escrito especificamente ao povo celta que vivia no Norte da Galácia e que era amplamente conhecido como "gálatas", ou pode ter se dirigido ao povo que vivia em toda a província da Galácia.
Destinatário:
Muitos estudiosos acreditam que a carta foi escrita para os Gálatas étnicos do Norte, uma região da Ásia menor.
Local:
Paulo deve ter escrito a carta depois de passar pela "Galácia e Frigia" (At 18.23), na sua terceira viagem missionária. Muitos que seguem a "teoria do Norte da Galácia" acreditam que Paulo escreveu a carta, ou durante sua estadia de dois anos em Éfeso (At 19) ou quando estava viajando através da Macedônia, indo à Grécia, no final da sua terceira viagem missionária (At 20.1 -6; cf. 2Co 2.13).
Data:
A epístola aos Gálatas foi escrita, provavelmente, em 54 ou 55 d.C. Teorias que datam a carta durante a parte final do ministério de Paulo têm o mérito de colocar Gálatas no mesmo período de II Coríntios, Romanos e talvez Filipenses. Estas cartas têm alguns pontos em comum com Gálatas.
Verso Chave: Capitulo 5, Versículo 1
Mesagem:
Quando o evangelho se espalhou pelo Império Romano e muitos não-judeus começaram a aceitar Jesus como Salvador, logo surgiram discussões sobre a necessidade de os não-judeus seguirem as leis dos judeus, especialmente a lei que mandava que todo homem fosse circuncidado (At 15.1-33). Essa mesma discussão apareceu nas igrejas que o apóstolo Paulo havia fundado na província