Gálatas
Os Gálatas perderam a sua liberdade em Cristo, permitindo-se serem escravizados sob o jugo da lei.
No seu caso, era a questão da circuncisão, mas para nós pode ser qualquer coisa que coloca um preço sobre regras de carência de igreja, confissão dos pecados, as disciplinas espirituais, tanto faz. Eu não sou contra essas coisas. Eu não estou a dizer que não haverá algo que possamos fazer para adicionar ou melhorar a obra perfeita de Cristo.
Nós estamos sozinhos pela graça.
Os gálatas tinham uma visão diferente. Algumas pessoas com rostos longos e facas longas veio pregando mistura e Gálatas comprei anzol, linha e chumbada. Mas será que isso significa que os Gálatas estavam agora salvos, sob condenação e na fronteira com o inferno? Não. Cair da graça não significa cair fora do reino.
"Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; Você caiu longe da graça" (Gl 5:04)
A Bíblia NVI diz aos gálatas alienando-se de Cristo. Outras traduções dizem que se afastou, separada, dividida, e cortou. Estas são palavras graves com sérias implicações, mas eles não implicam condenação.
Quem os cortada? Não foi Cristo.
Quem fez a separação? Não Jesus.
Como sempre, ele continua a ser o marido absolutamente fiel que nos mantém seguros, enquanto prometendo que ninguém, nem mesmo a nós mesmos em um momento de estupidez, pode arrebatar-nos para fora de suas mãos.
Paulo nunca diz aos Gálatas: "Você está perdendo a sua salvação." Em vez disso, ele diz: "Você está entregando a carne" (Gálatas 5:13). Eles estavam se tornando carnal, mordendo e devorando uns aos outros argumentos viciosos. O perigo não é que Deus irá destruí-los, mas que "você vai ser destruído por uns aos outros" (Gálatas 5:15).
Remover graça de qualquer comunidade e em breve você terá brigas, conflitos, brigas, manipulação, inveja, ódio, e todas as outras obras da carne que Paulo lista em