Literatura infantil
Lucimara de Moraes Campos
Professora Rosane Edmaig Arruda Dias
Centro Univesitário Leonardo da Vinci -UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0361) -
03/07/2012
RESUMO
Neste presente trabalho procuro esclarecer a importancia dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e aprendizado das crianças para que os professores e professoras possam tornar seu trabalho de ensinar mais eficaz e estimulante para seus alunos e também para eles mesmos. Os jogos tem a função importante de "animar o aprendizado" das crianças fazendo com que o conteúdo ensinado se fixe melhor por ser mais prazeroso.
Palavras-chave: Jogos. Aprendizado. Estimulante.
1. INTRODUÇÃO
No cotidiano da sala de aula é necessário que professores e professoras busquem formas de tornar o ensino mais eficaz e também mais estimulante. Uma das alternativas é aliar o prazer e o divertimento a aprendizagem. Porém nem sempre isso é fácil, mesmo porque os interesses e as solicitações das crianças são bem diversos, e não são todas as situações de ensino aprendizagem que possibilitam um trabalho com a dimensão lúdica na escola. Aceitamos como princípio que o lúdico serve para educar a criança, contribuindo no processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral, visando à sua melhor integração individual e social. Quando observamos crianças brincando, jogando, cantando, interpretando, etc. percebemos claramente o momento de prazer que se constitui nessas atividades para elas. Os jogos não são apenas uma forma de divertimento, eles contribuem e ennriquecem o desenvolvimento intelectual. A criança dedica ao jogo a maior parte do tempo e assim desenvolve o seu raciocínio e conduz o seu conhecimento de forma descontraída e espontânea.
Ao brincar ela constrói um espaço de experimentação, transição entre seu mundo interno e externo. A aplicação de jogos nos processos de alfabetização e letramento matemático possibilita uma aproximação dos usos e