Publicidade e propaganda
Segundo Urdaneta (1992), a importância da informação para as organizações, é universalmente aceita, constituindo, senão o mais importante, pelo menos um dos recursos cuja gestão e aproveitamento estão diretamente relacionados com o sucesso desejado. A informação também é considerada e utilizada em muitas organizações como um fator estruturante e um instrumento de gestão. Portanto, a gestão efetiva de uma organização requer a percepção objetiva e precisa dos valores da informação e do sistema de informação.
Sobre a informação no contexto das organizações, “a informação tem duas finalidades: para conhecimento dos ambientes interno e externo de uma organização e para atuação nestes ambientes”. (Chaumier,1986)
E ainda, “os esforços principais de uma organização devem priorizar a busca e a manutenção da informação crítica, mínima e potencial, respectivamente”. (King & Kraemer, 1988)
Para Chiavenatto (1999), em geral, as organizações diferenciam-se em três níveis organizacionais, o operacional, que é relacionado como os problemas de desempenho eficaz e dirigido para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica, o intermediário ou gerencial, que gerencia particularmente as atividades do nível operacional, mediando as fronteiras ambientais e administrando as tarefas técnicas que devem ser desempenhadas, escala de operações etc. e o institucional, que constitui-se na fonte do significado e da legitimização que possibilita a consecução dos objetivos organizacionais.
O VALOR DA INFORMAÇÃO
Para Cronin (1990), o valor da informação da informação pode ser classificado nos seguintes tipos: - Valor de uso: baseia-se na utilização final que se fará com a informação; - Valor de troca: é aquele que o usuário está preparado para pagar e variará de acordo com as leias de oferta e demanda, podendo também ser denominado de