LINK E Matéria Sobre Conceito E O Crosby
INTRODUÇÃO
Para a compreensão da gestão da qualidade total citaremos o conceito de Slack que diz:
“GQT pode ser vista como a extensão lógica da maneira em que a prática da qualidade tem progredido. O conceito de controle de qualidade (CQ) desenvolveu uma abordagem mais sistemática não apenas para detectar mas também para tratar os problemas de qualidade.
Portanto, é um modo de agir e pensar a produção, que se preocupa particularmente com os seguintes assuntos:
-
Atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores; inclusão de todas as partes da organização; inclusão de todas as pessoas da organização; exame de todos os custos relacionados com a qualidade; fazer “as coisas certo da primeira vez”, por exemplo, enfatizando a construção da qualidade desde o design, em vez de apenas inspecionar; desenvolvimento de sistemas e procedimentos que apóiem qualidade e melhoria; desenvolvimento de um processo de melhoria contínua.”
A qualidade total foi uma nova filosofia que surgiu durante as décadas de 50 e 60, época em que ocorreu a mudança no pensamento de que a qualidade era um problema da empresa e não unicamente derivado da produção, ou do produto. Essa nova filosofia da qualidade se fundamentou no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas que marcaram o deslocamento da análise do produto para a concepção de um sistema integrado da qualidade. A premissa básica da qualidade total é de que o sucesso de uma organização decorre do nível de qualidade que ela oferece ao cliente, integrando a produção e todos os processos que lhe dão suporte aos procedimentos da qualidade.
DESENVOLVIMENTO será sobre como a falta da GQT afeta no desempenho da produtividade e nos custos relacionados a qualidade. Para isso abordaremos o autor Crosby - Foi um grande empresário e escritor estadunidense que se associa ao conceito de "zero defeito" e de "fazer certo da primeira vez". Sugeriu que muitas organizações não sabem