Estudo e Aplicação dos Conceitos de Lean Healthcare.
Faculdade de Engenharia Mecânica
Departamento de Engenharia de Fabricação
Título: Estudo e Aplicação dos Conceitos de Lean Healthcare.
Pesquisador: Yuri Riberti
Orientador: Prof. Dr. Antonio Batocchio
Vigência da bolsa: Fevereiro à Julho de 2012
RESUMO
Desde sua origem, os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), da planificação até a implementação do projeto, apresentam inúmeras falhas que afetam seus clientes. Longas filas de espera, inoperância no controle de estoques, ineficiência na fiscalização de produtos, má administração de leitos e servidores mal remunerados são alguns dos problemas diários das instituições que compõem o SUS. Contudo, tais problemas não são inerentes apenas do setor público, atingindo também o setor privado.
A existência de tais carcinomas em ambas as esferas, evidencia que a visão atual da prestação de serviços médicos necessita ser alterada para um horizonte mais condizente com o pensamento da qualidade e com as reais necessidades da população.
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da utilização do pensamento enxuto aplicado às instituições da área da saúde, o chamado lean healthcare, a fim de verificar a melhora e reestruturação dos processos que as compõem - provendo um ganho considerável na qualidade de prestação de seus serviços, aumentando a confiança e satisfação por parte dos clientes na hora de optar pelo sistema e reconhecimento da população perante o retorno dos serviços prestados advindos de capital público.
INTRODUÇÃO
Atualmente a produção enxuta é um conceito de gerenciamento bem difuso entre as muitas organizações de manufatura. Existem diversas histórias de sucesso tanto no setor privado quanto público quando há foco de mudança estratégica para aplicação das iniciativas enxutas, resultando em efeitos como: redução do tempo de entrega do produto ou serviço, melhoria nas rotinas de trabalho, melhoria nas condições de trabalho em