relatorio
Lean methodology in health services – Quality Management as a Continuous
Improvement system and peoples effort to better resources management
Rui Pulido Valente
Margarida Esteves
João Padilha
Resumo
O desenvolvimento de um conjunto de projectos na área biomédica, a partir da colaboração entre o Instituto
Politécnico de Portalegre e o Hospital José Maria Grande, desta mesma cidade, capital do Alto Alentejo, revela a importância da Gestão da Qualidade enquanto factor de identificação do desperdício e racionalização de meios.
Ponto comum a temática da Qualidade e, concretamente, a preocupação crescente com os custos e a redução do desperdício, no sentido da melhoria da utilização dos recursos (humanos, técnicos e territoriais). O presente artigo pretende demonstrar que a melhoria da produtividade do sector hospitalar está dependente da aplicação de modelos de gestão que integrem as três metodologias: Qualidade Total (TQM), Lean Six Sigma e Custeio ABC.
São apresentadas três experiências desenvolvidas com estudantes do 3º ano do curso de Bioengenharia no âmbito do estágio curricular e do seu projecto final:
Avaliação dos custos da não qualidade nos serviços de patologia e esterilização do Hospital José Maria
Grande;
Lean Six Sigma no serviço de Oftalmologia do Hospital José Maria Grande;
Modelo para cálculo de custos da qualidade e da não qualidade numa Farmácia hospitalar a partir da ferramenta Lean.
No primeiro caso o objectivo foi a definição de um modelo para identificação dos custos da não qualidade a partir da metodologia de custeio ABC, tendo como referencial um grupo de serviços, previamente seleccionados, nas duas instituições que constituem a Unidade Local de Saúde do Norte alentejano EPE, Hospital de Portalegre e Hospital de Elvas.
No segundo caso procedeu-se à