plano de aula ensino fundamental 2
Estagiárias: Isadora Marcela
Escola: Colégio Estadual São José
Disciplina:Ciências Tema: Ambiente Turma: 6ª A
Sala: 1
Professor(a) regente: Profª. Maria
Horário da aula: 07:30 as 08:20
2) CONTEÚDO
Planícies de inundação
Enchentes urbanas 3) OBJETIVOS
Compreender que as enchentes são um fenômeno natural
Entender as causas das enchentes em centros urbanos
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Imagens do mapa do Brasil com a média da precipitação pluviométrica nas quatro estações do ano (disponíveis http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/)
Vídeo "Folhacóptero Mostra Como Ocorrem Enchentes em São Paulo", (disponível https://www.youtube.com/watch?v=UwBm7qE8jJ0)
4. SÍNTESE DO ASSUNTO As enchentes são calamidades naturais ou não, que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Podem ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas. Em áreas rurais ocorre com menos freqüência pois o solo, bem como a vegetação, se compromete a fazer a evacuação da água pela sucção da mesma provocando menores prejuízos. Normalmente ocorre com menos força, não atingindo consideráveis alturas que provocariam a perda de alimentos armazenados, máquinas ou outros objetos. Já nas áreas urbanas, ocorre com maior freqüência e força trazendo grandes prejuízos. Acontece pela interferência humana deixando assim de ser uma calamidade natural.A interferência humana ocorre em vários estágios, começando pela fundação de cidades nos limites de rios, pelas alterações realizadas em bacias hidrográficas, pelas construções mal projetadas de diques, bueiros e outros, responsáveis pela evacuação das águas. Ainda podem ocorrer pelo depósito errôneo de lixo em vias públicas que, com a força das águas, são arrastados causando o entupimento dos locais de saída de água.
O conceito de enchentes é