Ler sempre mais
Projeto de Intervenção Pedagógica
1. Contexto
Intervenção Pedagógica, realizada pelas alunas Claudimare Alves Moreira, Juliana Mendes Gonçalves e Maria Imaculada Oliveira do Núcleo Formativo VI, noturno, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, tendo como objetivo desenvolver um projeto de trabalho no “Colégio Imaculada Conceição das Filhas de Jesus” situado à Rua da Bahia, n°1534, no Bairro de Lourdes, município de Belo Horizonte.
Trata-se de uma escola particular, da rede católica, que atende desde a educação infantil ao terceiro ano de ensino médio, sendo que o projeto será realizado com os alunos da série introdutória à segunda série do ensino fundamental.
Visando ampliar o caráter de formação do estágio curricular e propiciar a transformação da vivência do estágio em uma ação concreta, foi proposto aos alunos do referido núcleo organizar uma atividade de cunho integralizador entre faculdade e escola.
A proposta de trabalho consiste em três etapas:
1º momento – 24 a 28 de abril: observação e acompanhamento da prática docente, procurando juntamente com os professores temáticas de interesse para serem debatidas e trabalhadas com os alunos.
2º momento – 02 a 05 de maio: planejamento do projeto de intervenção de forma a contemplar a temática levantada pela instituição sob orientação dos professores.
3º momento – 08 a 12 de maio: desenvolvimento do projeto de intervenção.
O estágio em “Docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestão de Processos Educativos na Educação Básica” será um instrumento imprescindível no apoio às discussões pedagógicas na academia, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a práxis educativa, na análise de materiais didáticos e sobretudo, na formação de um profissional crítico e consciente de sua função social.
2. Justificativa
Entendendo que a aprendizagem deve ultrapassar os domínios dos saberes tradicionalmente presentes