diagnóstico
Diagnóstico e Intervenção Organizacional
Temática: Introdução.
Conceito e desenvolvimento histórico do Diagnóstico e Intervenção Organizacional
Diagnóstico é uma palavra de origem grega, diágnosis, que significa “através da verdade“; Está associado a:
Exame;
Discernimento;
Conhecimento;
Investigação;
Análise dos factos;
Na medicina, o diagnóstico permite a identificação de uma doença, o que possibilita, consequentemente, a definição de um tratamento, de uma terapia que possibilite ao paciente alcançar a cura. Apóia a tomada de decisão e os processos de desenvolvimento organizacional.
No mundo empresarial onde factores como globalização, novas necessidades dos consumidores, competição agressiva, número de informações disponíveis e as novas tecnologias de informação e comunicação (TICS), constituem uma presença constante, os gestores precisam realizar, periodicamente, acções que visem a sustentabilidade a longo prazo das organizações no mercado.
Sendo assim, uma das ferramentas que auxiliam a empresa é o diagnóstico empresarial, o qual, possibilita, prover informações estratégicas para os administradores decidirem sobre que atitudes adoptar a favor da empresa. Efectivamente inscrevem-se como áreas críticas da actividade empresarial, os aspectos relacionados com a gestão dos recursos humanos e financeiros, a visão de mercado, os condicionalismos legais, sejam eles de natureza fiscal ou laboral, contenciosa ou contratual, assim como, as medidas de controlo e de gestão, o que requer uma intervenção sistemática de adaptação, inovação e de correcção, permanente.
O diagnóstico serve essencialmente para a tomada de decisões relativas à empresa. Segundo Chiavenato (2006, p. 438), o diagnóstico “Inclui técnicas e métodos para descrever o sistema organizacional, as relações entre seus elementos ou subsistemas e as maneiras para identificar problemas e assuntos importantes”. Sendo assim, o diagnóstico é feito para proporcionar a necessária