Dafne e Apolo
Apolo e Dafne uma escultura criada por Bernini (um grande escultor do barroco italiano) contruída em mármore em 1622-1625. Esta escultura encontra-se em Roma, Itália mais precisamente na Galleria Borghese. Apolo e Dafne tem uma dimensão de 243 cm.
Contexto Histórico-cultural
O Barroco surgiu em Itália, nos finais do século XVI e perdurou até ao século XVIII, este surge associado ao movimento de Contrarreforma Católica pois, acreditava-se que o excesso de decoração das igrejas católicas, engrandecia a igreja e exaltava a devoção religiosa, mas também foi uma forma de o rei absoluto afirmar o seu poder. Então vários artistas de Roma inauguraram o estilo barroco, que depois se expandiu para o resto da Europa. Nessa época, foram fundadas academias de arte para ensinar aos artistas as técnicas desenvolvidas na Renascença. Os escultores deste período dominam diferentes técnicas como desbastar, cinzelar e modelar o que tornou as obras mais realistas e naturalistas. Representa-se com perfeição o corpo humano visto de qualquer ângulo, desenhar a mais complexa perspetiva e reproduzir realisticamente qualquer aparência. Utilizaram diversos materiais como mármore, ouro, bronze, prata, madeira pintada ou dourada, gesso, cerâmica e até cartão. O Barroco divergia do Renascimento, colocando a ênfase na emoção e não na racionalidade, no dinâmico e não no estático. Três artistas, em diferentes meios, representaram com excelência o pináculo do Barroco italiano: o pintor Caravaggio, e escultor Bernini e o arquiteto Borromini.
Análise Temática
Esta escultura conta a lenda de Apolo e de Dafne, duas figuras da mitologia clássica. Conta a lenda que Apolo era autoconfiante e possuia um arco de prata, o que irritava o Cupido. Assim, o Cupido lançou duas flechas: uma de amor em Apolo e outra de chumbo na ninfa Dafne, filha do rio-deus Peneu, que afastava o amor. Ao estar apaixonado por Dafne, Apolo começou o assédio sobre a mesma,