Base de Dados
Este trabalho é fruto de muito empenho e dedicação, trata basicamente da Bases de dados que é um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São colecções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. São de vital importância para empresas e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura.
São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Na década de 80, a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, e actualmente utiliza-se praticamente apenas ela. Outro tipo notável é o SGBD Orientado a Objectos, para quando sua estrutura ou as aplicações que o utilizam mudam constantemente.
A principal aplicação de Banco de Dados é o controle de operações empresariais. Outra aplicação também importante é gerenciamento de informações de estudos, como fazem os Bancos de Dados Geográficos, que unem informações convencionais com espaciais.
Base de dados
Uma base de dados é um simples repositório de informação relacionado com determinado assunto ou finalidade, ou seja, é uma colecção de dados ou itens informação estruturados de determinada maneira que permite a sua consulta, actualização e outros tipos de operação processados por meios informáticos. Uma base de dados é uma colecção de informação relacionada entre si, à volta de um determinado tema ou domínio.
Função
Serve para gerir vastos conjuntos de informação de modo a facilitar a organização, manutenção e pesquisa de dados.
1. Planeamento
Levantamento das necessidades, organizar e planear;
2. Recolha de requisitos
Elaboração de um documento com os objectivos que o projecto visa atingir;
3. Desenho conceptual