Base de dados
Desde a era digital, a base de dados tem sido uma ferramenta fundamental para a Computação de negócios. Mais precisamente a base de dados foi criada em 1970 por Edgar Frank Codd quando sentiu a necessidade de facilitar a organização de dados.
Uma base de dados, como diz o nome, é um banco de dados onde podemos armazenar todo o tipo de dados desde nome de clientes e as suas respectivas características ou até mesmo uma lista de podendo comparar preços de diferentes sítios e marcas. Relacionando entre si informações por conjuntos de atributos idênticos, tudo isto através de tabelas. E, serve para gerir vastos conjuntos de informação de modo a facilitar a organização, manutenção e pesquisa de dados.
A base de dados actual denomina-se de base de dados relacional exemplificada, pois é possível e de forma simples comparar por exemplo preço por unidade de um produto e fornecedores, pelo simples facto de os dados estarem dispostos em colunas. O facto de se usar o método das colunas é bastante vantajoso pois possui a flexibilidade de construir imensas tabelas, onde outras tabelas poderão agrupar-se para recolher informações das colunas das outras tabelas, juntando-se tudo num esquema, como se pode verificar na imagem [1]. Assim, utiliza-se a relação de dados similares para aumentar a velocidade e a versatilidade da base de dados.
* Vantagens
* O sistema de base de dados é um sistema que possui muitas vantagens, que são as seguintes:
* A rapidez de resposta da base de dados é bastante rápida na procura de informação, isto pelo facto de os dados estarem inseridos e ligados entre si numa estrutura única.
* Acesso múltiplo. O software de gestão de base de dados permite que os dados sejam acedidos de diversíssimas maneiras. Nomeadamente, os dados podem ser visualizados através de pesquisas sobre qualquer um dos campos da tabela.
* O uso da base de dados simplificou bastante o mercado empresarial, pois evita os