Introdução a zootecnia
As raças ovinas sem lã, criadas no Brasil, são:
• Santa Inês. é uma raça de ovelha sem lã desenvolvida no Brasil a partir do cruzamento de morada nova com a raça italiana bergamácia . Devido seu comportamento no pastejo, semelhante ao do caprino, aceitando o pastejo em vegetação arbustiva adaptou-se muito bem àquela região. Produtora de carne e pele; fêmeas prolíferas e boas criadeiras, com frequentes partos duplos e excelente capacidade leiteira. Adapta-se bem a ambientes com bons recursos forrageiros.
• Morada Nova. é uma raça de ovelha desenvolvida na região nordeste do Brasil, principalmente no município de Morada Nova no Ceará, com as características de não possuir lã, predominantemente mochos e possuírem couro de boa qualidade. A raça se adapta bem a regiões quentes e com pouca comida,além de se adaptar fácil,come folhas secas e ramos seco e se satisfaz rápido. Não possui lã ,e sua carne é de boa qualidade,e é bem macia ,e procurada em muitos restaurantes de todo o brasil.São animais de poucas altura ,mais animais parrudos, sua cor varria desde um vermelho mais escuro até um mocho mais claro.
• Rabo Largo. A raça de ovinos 'Rabo Largo', é chamada assim por possuir um depósito de gordura que se desenvolve na cauda.
Vindo da africa, hoje é particularmente criado no nordeste brasileiro, e consumido por pessoas de todo o Brasil, principalmente por nordestinos que vivem em outras regiões.
CARACTERISTICAS: Ambos os sexos possuem chifres.
Podem apresentar as cores branca ou branca com a cabeça de diversas cores: vermelha, branca e suas combinações. Pêlos curtos e médios, podendo haver vestígios de lã.
Cabeça curta. Pode ser mocha ou com chifres, médios ou longos. Orelhas firmes e pequenas.
Dorso reto, garupa com boa camada de gordura