funcionamento de banda larga
Talvez você já até tenha ouvido falar ou lido em algum lugar a sigla ADSL, mas você sabe realmente o que isso significa?
Segundo a Wikipédia:
ADSL do inglês Asymmetric Digital Subscriber Line é um formato de DSL (que por sua vez é uma família de tecnologias que fornece um meio de transmissão digital de dados).
Quando comparado com outras formas de DSL, o ADSL tem a vantagem de seus dados serem transmitidos mais rapidamente em uma direção que na outra, diferente dos outros formatos.
De uma maneira geral, o ADSL é quase sempre anunciado como um “serviço de conexão” a internet, cujo o canal de comunicação é mais rápido e maior para receber dados e menor e mais lento para enviar dados.
Na prática a taxa de upload na maioria dos canais ADSL pode variar de no mínimo 6 Kbit/s até 900 Mbit/s isso dentro da central onde está instalado o sistema (aproximadamente 300 metros).
Como funciona
A tecnologia ADSL funciona com base na instalação de um modem específico para a conexão ADSL no local desejado pelo usuário (casa, escritório, empresa, etc.) e conectado a um equipamento na central telefônica. Fazendo com que a linha telefônica sirva como uma ponte entre esses dois pontos.
Endereços IP
São dois tipos de endeços IP oferecidos pelos provedores de serviço ADSL, que são o IP Fixo e o IP Dinâmico. No caso, o endereço de IP fixo é bem mais vantajoso para quem usa esse tipo de conexão para jogar na internet, por exemplo. Já o endereço IP dinâmico é bem mais interessante para quem faz operações financeiras ou trabalha com informações sigilosas, uma vez que ele dificulta o ataque de hackers.
Uso
Geralmente a maioria das empresas que oferecem serviços ADSL só oferecem esse serviço para os usuários que estão a menos de 5 km da central telefônica. Isso acontece porque quanto mais longe o usuário estiver da central, menor será a velocidade da conexão e, consequentemente, pior será o serviço.
E claro, dependendo da distância, os