Linha do tempo direitos humanos
DORIS MEIRE DE SOUZA CAMPANELLA
LINHA DO TEMPO DE DO SECULO 21 AO 19.
1ºTribunal de Bruxelas condena muros do apartheid da ocupação de Bush em Bagdá:
O “Tribunal de Bruxelas”, que, com inspiração no Tribunal Bertrand Russel da época da guerra do Vietnã, vem levando a julgamento a ocupação do Iraque por W. Bush, condenou os muros da segregação que o invasor está construindo em torno do bairro de Adamia e de outras áreas de Bagdá. “Dividir à força a população do Iraque é um crime de guerra. Parem os muros, ponham fim à ocupação!” O “Tribunal” já realizou audiências em duas dezenas de cidades, como Bruxelas, Hiroxima, Paris, Tunis, Londres, Nova Iorque e Mumbai, e seu “Júri de Consciência”, com promotores e advogados de dez países, já ouviu dezenas de depoimentos.
2ºONU acusa EUA de tortura em Guantánamo
Uma investigação da ONU concluiu que os EUA cometeram atos que correspondem à tortura, incluindo alimentação forçada e longos períodos de confinamento na solitária, em seu campo de prisioneiros localizado na base de Guantánamo, em Cuba, segundo um relatório preliminar da ONU.
3ºA Invasão do Iraque em 2003 iniciou-se a 20 de Março através de uma aliança entre os Estados Unidos, Reino Unido e muitas outras nações, numa aliança conhecida como a Coalizão. A ofensiva terrestre foi iniciada a partir do Kuwait, depois de uma série de ataques aéreos com mísseis e bombas a Bagdad e arredores ter aberto o caminho às tropas no terreno.
4ºrealização do encontro resultou da vontade de formular alternativas humanistas ao processo global de concentração de poder e riquezas ora em curso, com ênfase nos aspectos sociais em lugar de interesses econômicos de grandes corporações transnacionais. O fórum se posiciona claramente contra o modelo neoliberal de globalização e os interesses dos grandes grupos econômicos, reunindo significativa diversidade de atores em busca de uma unidade capaz de definir uma agenda e lutar por "um mundo à imagem