Ergonomia - transporte manual de cargas
Introdução
Muitos trabalhadores, por falta de conhecimento ou mesmo por “costume”, suportam condições de trabalho que afetam sua saúde mental e física.
A Ergonomia existe para ajudar esses trabalhadores e também conscientizar sobre os riscos à saúde.
E você sabe o que é ERGONOMIA?
Ergonomia é a adaptação do trabalho ao trabalhador, ou seja, estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
O que é Transporte Manual de Cargas?
A “movimentação manual de cargas” pode ser definida como sendo: qualquer operação de transporte ou sustentação de uma carga que, pressupõe a utilização do corpo do trabalhador como próprio “instrumento” de trabalho e que devido às suas características ou a condições ergonômicas desfavoráveis, comporte riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, nomeadamente dorsos-lombares.
Os trabalhos de transporte manual impõem a existência de uma carga estática a diversos músculos das goteiras verticais.
Em certas atividades, como descarregar um caminhão de sacos de cimento, por exemplo, os trabalhadores dispõem o peso na cabeça ou ombros causando a compressão ou achatamento da coluna.
Principais Conseqüências:
Uma percentagem significativa de problemas da coluna deve-se a lesões de discos intervertebrais, causando dor por compressão.
Situações há em que ligamentos e tendões podem rasgar. A queda de objetos sobre partes do corpo pode causar fraturas, traumatismos e escoriações.
A organização do trabalho, o recurso crescente a meios mecânicos e a tomada de consciência dos riscos inerentes ao incorreto manuseio de cargas, desempenham, a par com os princípios a seguir descritos, um papel crucial na prevenção das lesões músculo-esqueléticas associadas ao trabalho ou agravadas por ele.
Não são só as costas que podem ficar