Conformação mecânica
Departamento de engenharia mecânica engenharia mecânica
conformação mecânica
curitiba
2012
* 1 objetivo
Este trabalho tem como objetivo a apresentação de produtos que utilizam de alguns dos processos estudados durante o semestre para melhor entendimento destes processos.
Processos de conformação
Os processos propostos para este trabalho foram: * Laminação; * Estampagem; * Forjamento.
laminação
Laminação é o processo de reduzir a espessura de uma chapa, barra ou perfil metálico por meio de sua passagem entre dois ou mais cilindros girantes, com separação menor que a espessura de entrada. A barra é "puxada" pelos cilindros devido às forças de atrito entre as superfícies. O montante da redução é limitado pelas potências dos motores, resistência mecânica dos cilindros, mancais, eixos cardans e redutores.
Os principais tipos de produtos laminados são: chapas planas ou bobinadas, folhas e discos. Esses semimanufaturados têm diversas aplicações em setores como transportes (rodas, carrocerias para ônibus, equipamentos rodoviários, elementos estruturais, etc.), construção civil (telhas, fachadas, calhas, rufos, etc.), embalagens (latas, descartáveis e flexíveis) e bens de consumo (panelas, utensílios domésticos, etc.).
estampagem
Por estampagem entende-se o processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem a frio. Emprega-se a estampagem de chapas para fabricarem-se peças com paredes finas feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas. As operações de estampagem podem ser resumidas em três básicas: corte; dobramento; embutimento ou repuxo. A estampagem da chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação, ou combinada. Com a ajuda da estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas.
forjamento
Forjamento é o nome genérico de operações de