Linha do tempo direitos humanos
( 1789-17990) Revolução Francesa, sob conspiração iluminista; esse período foi marcado pela criação dos direitos de segunda geração( econômicos, sociais e culturais). As criticas de Babeuf sobre as desigualdades entre os cidadãos. As opiniões dos socialistas pressionam a burguesias a uma total mudança na existência do proletariado e que oferecerem condições dignas as pessoas que viviam às margens das minas. (1917) Os diretos de segunda dimensão são incluídos na Constituição Mexicana de 1917.
(1918) Os diretos de segunda dimensão são incluídos na Constituição Russa de 1918.
(1948) Criação dos direitos de terceira dimensão, no findar do ano, em Paris, as Nações Unidas proclamam a “Declaração Universal dos Direitos do Homem”. O Brasil estava entre os 48 países que subscreveram a Declaração. Nesse mesmo ano as duas primeiras gerações de Direitos Humanos recebem um reconhecimento oficial por parte dos países signatários da Declaração. Por uma série de pactos procuram incorporar às suas normas jurídicas, os direitos proclamados na Declaração de 1948. (1984) À Declaração dos Direitos dos Povos se agregam as conclusões do “simpósio de especialistas sobre o tema dos direitos de solidariedade e direitos dos povos”, convocado pela UNESCO, em San Marino. Este documento reconhece, por sua vez, e existência de direitos cujo titulares são “os povos”, tanto individualmente como coletivamente.
A declaração de direitos do povo trabalhador e explorado da Revolução Soviética de 1918 teve por objetivo fundamental suprimir a exploração do homem pelo homem e fazer triunfar o socialismo em todos os países.
(1934) Os diretos de segunda dimensão são incorporados na Constituição de 1934.
(1966) ONU firma o “Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais”, que contem esses direitos, os de segunda geração. O direito de trabalhar, à remuneração que assegure