Linguística Cognitiva
Primeiro que há uma forte dependência de conceitos e razão sobre o corpo; e a segunda que a conceptualização e a razão têm como eixo processos imaginativos como metáfora, metonímia, protótipos, frames, espaços mentais e categorias radiais. Elenca, então, as seguintes características como sendo centrais para essa segunda geração de pesquisas. Os princípios que norteiam essa nova abordagem são os seguintes:
(1) A estrutura conceptual origina-se de nossa experiência sensório-motora e das estruturas neurais que lhes dão origem, sendo a noção de “estrutura” caracterizada como esquemas de imagens e esquemas motores.
(2) As estruturas mentais são intrinsecamente significativas devido à sua conexão com nossos corpos e nossa experiência corpórea, o que contraria a idéia de manipulação de símbolos não-semantizados.
(3) Há um nível básico de conceitos que originam parte de nossos esquemas motores e nossas capacidades para percepção gestáltica e formação de imagens.
(4) Nossos cérebros são estruturados de forma a projetar a ativação de padrões de áreas sensório-motoras para níveis corticais mais altos, constituindo as chamadas metáforas primárias. Tais