O caráter interdisciplinar da análise de assunto.
DIAS, E. W.; NAVES, M. M. N. O caráter interdisciplinar da análise de assunto. In:______. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus. 2007. p.79-92.
A) Motivação dos autores (Dias; Naves, 2007) em relação à apresentação da temática: O caráter interdisciplinar da análise de assunto.
Os autores acreditam que a análise de assunto seja uma atividade complexa por sofrer interferência de fatores linguísticos, cognitivos, lógicos e da área de ciência da informação – CI, levando assim, o indexador, a enfrentar obstáculos ao desenvolver a atividade. Sendo assim, eles questionam o fato da área da CI ser uma disciplina nova, diante as outras três, e que por isso, se há interesse e reciprocidade, delas em despender esforços no desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar.
B) COMPLEXIDADE DA ANÁLISE DE ASSUNTO
Interferência/Interação de fatores linguísticos:
Interseção entre linguística e indexação.
Anteriormente trabalhada na base do bom senso, a indexação agora tem como base a linguística para sistematizar as relações entre linguagem natural e documentárias, principalmente em sistemas/procedimentos automatizados. Para indexar um documento, etapas precisam ser seguidas: leitura; extração de conceitos; tradução para a linguagem de indexação. Neste processo, sempre usa-se linguagens, e assim, qualquer teoria de indexação pressupõem a de linguagem e do significado.
Importância/colaboração da linguística para a análise de assunto/análise documentária.
A importância é no que tange as suas propostas de análises, com suas linguagens documentárias. Colabora também, no reconhecimento de textos, assim como na estruturação das linguagens documentárias. Assim, a linguística é uma grande auxiliadora no processo de indexação devido ao fato de emprestar disciplinas substanciais para a análise de assunto no que tange organização e a operação da linguagem, como: fonologia, sintaxe, semântica e a morfologia.
Dificuldades surgidas no interrelacionamento da