LINGUISTICA PRE SAUSSUREANA
A Doutrina de Saussure Segundo Castelar de carvalho, o grande mérito de Saussure está, antes de tudo, no seu caráter metodológico, um prolongamento da sua personalidade perfeccionista. Ele também afirma que Saussure precisava pôr ordem nos estudos linguísticos. Para poder criar e postular suas teorias com perfeição científica impunha-se lhe um trabalho metodológico preliminar. A ausência de uma terminologia adequada, precisa, objetiva, de alcance universal ou seja; instrumento de trabalho imprescindível a qualquer ciência digna do nome, tolhia-lhes a expressão das ideias. Ele ainda nos dá o exemplo, que o termo língua tinha para alguns linguistas um determinado sentido; para outros, já adquiria conotação totalmente diversa. A Linguística ressentia-se de uma linguagem equivoca, verdadeira colcha de retalhos terminológica, e Saussure necessitava de uma linguagem unívoca, de um padrão linguístico, de uma metalinguagem, isto é, de uma nova linguagem para expressar suas elucubrações. Sua primeira tarefa,portanto, foi “limpar o terreno” para poder depois trabalhar.
Assim, logo abaixo estão descritas suas dicotomias
As dicotomias saussureanas
Entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, que ele propôs fosse chamado de Semiologia. Graças aos seus estudos e ao trabalho de Leonard Bloomfield, a linguística adquire autonomia e seu objeto e método próprio passa a ser delineados. Seus conceitos serviram de base para o desenvolvimento do estruturalismo no século XX. Saussure estava interessado na função dos elementos linguísticos e não em sua causa.
Aqui estão as dicotomias criadas por Saussure:
Sincronia X Diacronia: Ambos os termos são gregos, sendo sincronia construído de syn "juntamente" e chrónos "tempo", significando "ao mesmo tempo", enquanto em diacronia parte-se de dia "através" e chrónos "tempo", significando "através do tempo".
A linguística diacrónica estuda a língua e suas variações