A origem da Linguística
INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA - INC
UNIDADE ACADÊMICA DE BENJAMIN CONSTANT
PÓLO ACADÊMICO DO ALTO SOLIMÕES
PESQUISA SOBRE À LINGUÍSTICA
BENJAMIN CONSTANT, 06 DE JANEIRO DE 2014.
TANNY RAYSSE TAVARES DE OLIVEIRA.
PESQUISASOBRE À LINGUÍSTICA
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial da disciplina de Introdução aos Estudos Linguísticos, da professora Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio, do Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola da Universidade Federal do Amazonas UFAM. Instituto de Natureza e cultura – INC.
BENJAMIN CONSTANT, 06 DE JANEIRO DE 2014.
INTRODUÇÃO
A língua já não é agora livre, porque o tempo permitirá às forças sociais que atuam sobre ela desenvolver seus efeitos, e chega-se assim ao princípio de continuidade, porém, implica necessariamente a alteração, o deslocamento mais ou menos considerável das relações. (Ferdinand de Saussure)
Estabelecer uma ciência implica, acima de tudo, desafios a serem ultrapassados, os quais geram dúvidas e incertezas, ao mesmo tempo em que devem ser superadas. O que não foi diferente com a Linguística, pois os estudos sobre a linguagem e as línguas, ao longo do tempo ultrapassaram o horizonte linguístico, buscando em outras ciências humanas aparatos para o seu desenvolvimento e, consequentemente, contribuindo como modelo para outras disciplinas quanto ao estudo da linguagem.
As sociedades que integram o mundo estão interligadas entre si, participam integralmente de sua organização, influenciando e sendo influenciadas por todos os outros setores coexistentes como, por exemplo, a linguagem, a cultura, a história. Tais influências vão sendo cristalizadas por meio da língua, manifestando-se e materializando-se em discursos, ao longo do tempo, refletindo e refratando as