Língua e fala
A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO
Para uma definição de linguagem
Faculdade que tem o homem de exprimir seus estados
mentais por meio de um sistema de sons vocais chamado língua, que os organiza numa representação compreensiva em face do mundo exterior objetivo e do mundo subjetivo interior. O sistema de comunicação mais rico e mais maleável que nós conhecemos (…) é um fenómeno cultural pelo qual nós comunicamos, não é inata, foi-nos ensinada (…) De qualquer modo a linguagem manifesta a faculdade que o homem tem de simbolizar, ou seja, de representar o real por signos e de compreender a significação desses signos.
A linguagem, faculdade humana, característica
universal e imutável do homem, não são as línguas, sempre particulares e variáveis, nas quais a linguagem se realiza.
Assim…
Falar de linguagem não é a mesma coisa que falar
de língua; A linguagem é uma característica universal e imutável do ser humano; É, portanto, uma manifestação social, psíquica e fisiológica; Finalmente, a linguagem pode ser entendida como um fenómeno cultural com finalidades específicas e com modos de realização próprios.
Segundo Herculano de Carvalho, a linguagem é
uma atividade simultaneamente cognoscitiva e manifestativa, realizada pela utilização de um sistema de sinais que se apresentam fisicamente como objetos sonoros produzidos pelo aparelho fonador do Homem.
A
linguagem é, então, uma capacidade especificamente humana que permite ao Homem comunicar com os outros através de um sistema de signos em número limitado mas possível de combinações quase infinitas.
A linguagem é, então, o mais importante de todos
os sistemas semiológicos, já que só a linguagem verbal permite uma metalinguagem, isto é, só ela tem a possibilidade de reflectir sobre si própria, é a única capaz de falar sobre si própria e de traduzir todos os outros sistemas semióticos.
FUNÇÕES
a)
A Função Interna - trata-se da função cognoscitiva