Linguagem, língua e fala
Apresentado por Guto Vieira em 15/04/2012 no site http://www.recantodasletras.com.br/trabalhosescolares/3614695
Falar sobre linguagem, língua e fala, é por muitas vezes, algo complicado. Primeiro, porque a maioria das pessoas emprega todos os termos acima para designar a mesma coisa. Em matéria de comunicação, estão equivocadas. Com a finalidade de esclarecer estes conceitos e despertar o interesse para apropriação destes conhecimentos linguísticos, elaborei uma série de definições a seguir:
- Língua: É um bem social de domínio público. Sem ela, não haveria sociedade humana, pois é um instrumento útil e inerente à comunicação. Fazemos uso da língua, porque é através dela que afirmamos a nossa individualidade e expressamos nossos pensamentos.
- Linguagem: É definida, suscintamente, como um sistema de signos (sinais) específicos que permite a realização de atos de comunicação. Há dois tipos de linguagem existentes em nossa sociedade:
Verbal: Utiliza a palavra como signo para estabelecer comunicação. Exemplo: Textos escritos ou orais (fala).
Não-verbal: Não utiliza a palavra como signo, mas é capaz de transmitir mensagens ao receptor. Exemplo: os semáforos (indicam através das cores as ações que o receptor deve realizar).
Fala: É a materialização individual da Língua. É o aspecto concreto, que revela as particularidades dos falantes como: sotaque, entonação e intensidade da