AS SEIS FORMAÇÕES CULTURAIS E OS TRÊS PARADIGMAS DA IMAGEM
Outros conceitos estão inter-relacionados com o discurso, como: dialogismo, polifonia e heterogeneidade. A polifonia foi criada pó Mikhail Bakhtin. O termo significa que na voz de um sujeito encontramos várias vozes. O dialogismo, criado por Bakhtin, é o discurso como interação entre os sujeitos. A noção de heterogeneidade, criada por Jacqueline Authier-Revuz, é entendida por formas de presença no discurso das diferentes vozes constitutivas do sujeito. Está dividida em constitutiva e mostrada.
O sujeito por não se homogêneo está inserido na história. O seu discurso possui condições histórico-socias. Nesta perspectiva, a formação discursiva se trata da possibilidade de explicitar como cada enunciado tem o seu lugar e sua regra de aparição numa época específica.
Além da formação discursiva, outros conceitos como formação ideológica, memória discursiva e interdiscurso fazem parte da heterogeneidade do sujeito. A formação ideológica é um conjunto complexo de atividades e de representações que não são individuais, mas se relacionam diretamente às posições das classes em conflitos umas com as outras. A memória discursiva é uma memória coletiva na qual os sujeitos estão inseridos. O interdiscurso são diferentes discursos entrecruzados constitutivos de uma formação discursiva dada.
A Análise do Discurso resulta de